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DAF  

Eficiência ao extremo e qualidade em cada detalhe são atributos dos caminhões DAF. A marca holandesa, desde 1928 no mercado é referência no segmento de cavalos mecânicos pesados na Europa.
A DAF integra a PACCAR, quarta maior montadora de caminhões do mundo, líder global em tecnologia nas áreas de design, fabricação e suporte ao cliente no segmento de caminhões de primeira linha de portes leve, médio e pesado sob as marcas DAF, Kenworth e Peterbilt. 
A PACCAR projeta e fabrica motores a diesel avançados, além de fornecer serviços financeiros personalizados, tecnologia da informação e peças de caminhão relacionadas ao seu ramo de negócios principal.

DAF  Brasil
A DAF chegou ao Brasil em 2011 e, em dois anos, construiu sua planta em Ponta Grossa, no Paraná. A unidade está situada em um terreno de 2,3 milhões de m², a maior área do Grupo PACCAR. O espaço destinado à fábrica possui 270 mil m².
A unidade é responsável pela produção do extrapesado XF105 e o pesado CF85. Desde novembro de 2015, a planta também produz os motores PACCAR MX, propulsor que integra os dois modelos de caminhões nacionais DAF.
Os processos de fabricação dos caminhões da companhia seguem os princípios do PPS (PACCAR Production System), sistema de produção desenvolvido pela empresa com o intuito de produzir com excelência desde a primeira vez, apresentando o menor índice de desperdício e garantindo a mais alta qualidade dos produtos. Desde a chegada ao país, mais de uma centena de profissionais foram capacitados de acordo com procedimentos produtivos da companhia.

Portfólio nacional

O primeiro caminhão produzido em Ponta Grossa é o XF105, diferenciado no mercado como solução para o transportador com foco na eficiência e baixo custo operacional. O caminhão DAF também é reconhecido pela força e robustez e possui capacidade de carga de até 74 toneladas.

O segundo modelo oferecido ao mercado nacional, o CF85, também é produzido na planta paranaense. O veículo é indicado para operações de médias e curtas distâncias e adequado para diversas aplicações, como cegonha, transporte de produtos químicos, carregamento de insumos agrícolas e carga fracionada.

O projeto de nacionalização do CF85 contou com mais de 70 engenheiros entre as equipes da Holanda e do Brasil. O investimento do novo veículo ultrapassou € 50 milhões e também envolveu testes, assim como feito na chegada do XF105. Dessa forma, a companhia pode garantir que os caminhões estão de acordo com as condições brasileiras e com a demanda dos clientes locais.

Em outubro de 2017, a DAF lançou as versões fora de estrada dos modelos CF85 e XF105. Maior projeto da engenharia brasileira, os modelos foram desenvolvidos em parceria com a sede na Holanda. Os modelos são voltados para operações de cana e madeira. O CF85 Off-Road tem motor de 460 cv e capacidade de até 74 toneladas, já o XF105 Off-Road tem 520 cv e pode transportar até 91 toneladas no super rodotrem.

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